segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Escutamos: Só o fim com Marcelo Nova


Na 430° edição do programa radiofônico Alacazum Palavras Para Entreter, apresentado pela escritora e locutora Celeste Martinez e que foi ao ar no dia 22 de novembro de 2015, das 8 às 9 h de domingo, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 apoio cultural Jornal Valença Agora, Colégio Social e Pizzaria Os Martinez. O Tema versou sobre a necessidade de um corpo de bombeiros na cidade de Valença, Bahia. Fizemos uma enquete: O que você faria se o fogo invadisse o teu quintal, a tua casa, a tua loja?

Só o fim com Marcelo Nova



Se o chão abrir sobre os seus pés
E a segurança, sumiu da faixa
Se as peças estão todas soltas
E nada mais encaixa

Õh! crianças isso é só o fim

Algo que você não idenrtifica
Insite em lhe atormentar
Você implora por proteçaõ
Não sabe quando vai acabar

Esse calor insuportável
Não abranda o frio da alma
A vida já não é tão segura
E nada mais lhe acalma

Sempre acorda angustiado
E apressando vai a rua
Mais mesmo assim acordado
O pesadelo continua




domingo, 20 de dezembro de 2015

Crônica de Adroaldo Ribeiro Costa


Na 430° edição do programa radiofônico Alacazum Palavras Para Entreter, apresentado pela escritora e locutora Celeste Martinez e que foi ao ar no dia 22 de novembro de 2015, das 8 às 9 h de domingo, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 apoio cultural Jornal Valença Agora, Colégio Social e Pizzaria Os Martinez. Apreciamos a crõnica do escritor, radialista, contista, dramaturgo, jornalista, Adroaldo Ribeiro Costa, criador do programa Hora da Criança que durou 25 anos no rádio na cidade do Salvador.



Na 429° edição do Alacazum Palavras Para Entreter


Na 429° edição do programa radiofônico Alacazum Palavras Para Entreter, apresentado pela escritora e locutora Celeste Martinez e que foi ao ar no dia 15 de novembro de 2015, das 8 às 9 h de domingo, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 apoio cultural Jornal Valença Agora, Colégio Social e Pizzaria Os Martinez. Tendo como base o poema: Confidência do Itabirano de Carlos Drummond de Andrade, conduzimos o programa para falar da tragédia ocorrida em Minas Gerais com o rompimento das Barragens de Fundão e Santarém pela Mineradora Samarco.

Confidência do Itabirano

Alguns  anos vivi em Itabira.
Principalmente vivi em Itabira.
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.
Noventa por cento de ferro nas calçadas.
Oito por cento de ferro nas almas.
E esse alheamento do que a vida é porosidade e comunicação.

A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,
vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e sem horizontes.

E o hábito de sofrer, que tanto me diverte,
é doce herança itabirana.

De itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço:
esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil;
este São Benedito do velho santeiro  Alfredo Duval;
este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas;
este orgulho, esta cabeça baixa...

Tive ouro, tive gado, tive fazendas.
Hoje sou funcionário público.
Itabira é apenas uma  fotografia na parede.
Mais como dói!

Carlos Drummond de Andrade

O tema foi sobre a tragédia em Minas Gerais com o rompimento das Barragens de Fundão e Santarém



Na 429° edição do programa radiofônico Alacazum Palavras Para Entreter, apresentado pela escritora e locutora Celeste Martinez e que foi ao ar no dia 15 de novembro de 2015, das 8 às 9 h de domingo, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 apoio cultural Jornal Valença Agora, Colégio Social e Pizzaria Os Martinez. Baseado no poema: Confidência do Itabirano de Carlos Drummond de Andrade conduzimos o programa para falar da tragédia ocorrida em Minas Gerais com a destruição das Barragens de Fundão e  Santarém da Mineradora Samarco. A primeira cidade a ser afetada com o derramento da lama contaminada com metais pesados foi Bento Rodrigues.


O rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG), em 5 de novembro, causou um dos maiores desastres ambientais da história do Brasil e deixou pelo menos 11 mortos, 12 desaparecidos e mais de 600 desabrigados. Os 62 milhões de metros cúbicos de lama despejados morro abaixo – que poderiam encher 25 mil piscinas olímpicas – percorrem um trajeto de mais de 500 quilômetros devem desaguar no mar do Espírito Santo nos próximos dias. Vales e rio, como o Doce, foram extremamente afetados.
Retirado do site:  ZH notícias

Música: Todo cambia com Mercedes Sosa


Na 429° edição do programa radiofônico Alacazum Palavras Para Entreter, apresentado pela escritora e locutora Celeste Martinez e que foi ao ar no dia 15 de novembro de 2015, das 8 às 9 h de domingo, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 apoio cultural Jornal Valença Agora, Colégio Social e Pizzaria Os Martinez. Tocamos a música: Todo cambia, na voz de Mercedes Sosa, para socializar a polêmica ocorrida na Argentina com a apresentadora Mirtha Legrand que utilizou a música para fazer campanha para Macri, candidato à presidente na Argentina. O filho da Mercedes Sosa reclamou pelo uso indevido da canção.

Na 428° edição do Alacazum Palavras Para Entreter



Na 428° edição do programa radiofônico Alacazum Palavras Para Entreter, apresentado pela escritora e locutora Celeste Martinez e que foi ao ar no dia 8 de novembro de 2015, das 8 às 9 h de domingo, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 apoio cultural Jornal Valença Agora, Colégio Social e Pizzaria Os Martinez.Escutamos Summertime com Jô Soares.

Poema de Daniele Leda




Na 428° edição do programa radiofônico Alacazum Palavras Para Entreter, apresentado pela escritora e locutora Celeste Martinez e que foi ao ar no dia 8 de novembro de 2015, das 8 às 9 h de domingo, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 apoio cultural Jornal Valença Agora, Colégio Social e Pizzaria Os Martinez.Apreciamos o poema Beleza e Tempo de Daniele Leda.


Beleza e tempo
 
 O mundo girou novamente e caí em
 Outra parte Em outro estado
 Outra noção
De novo o recomeço
 O novo Adicção imposta pela vida
Nesse corpo que adrenalina
Os mesmos erros
Outros acertos
Imprevisíveis sortes
 Lá vou eu

Mas é um tic-tac ansioso e lúgubre
O choque da percepção
 De que dois presentes tão caros
 Agora se vão
Ah, maldita beleza
 Prêmio e prisão
Me abandona
 Dona de nada
Ah, traiçoeiro tempo
Que finge voar ou retardar, dependendo da situação
 Agora me esfrega na cara que sou uma otária
 Que me escorreu pelas mãos
Quem cresceu chegou e se instalou foi a raiva
Do não feito, da escolha difícil, da incapacidade
 Das escusas


"E agora, você?"
 Quem você vai ser?
 Quem ainda dá tempo de ser?
O choque do cego 
A sensação de puxada de tapete 
Simplesmente a luz sobre o óbvio
 "E ri-se a orquestra irônica, estridente... "
Preciso ser Logo 
Ou no lago da raiva e da frustração 
A fundo
Sufoco
 Sem foco 
Metralhando magoada
 Todos aqueles que são
Preciso ser o que ainda dá tempo 
Enquanto há
Antes que toda a raiva que criei 
Destruam o tempo e a beleza que ainda




Desafio Musical: Dom e Ravel



Na 428° edição do programa radiofônico Alacazum Palavras Para Entreter, apresentado pela escritora e locutora Celeste Martinez e que foi ao ar no dia 8 de novembro de 2015, das 8 às 9 h de domingo, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 apoio cultural Jornal Valença Agora, Colégio Social e Pizzaria Os Martinez.O desafio musical, desta edição foi com a dupla Dom e Ravel.

Na 427° edição do Alacazum Palavras Para Entreter



Na 427° edição do programa radiofônico Alacazum Palavras Para Entreter, apresentado pela escritora e locutora Celeste Martinez e que foi ao ar no dia 1 de novembro de 2015, das 8 às 9 h de domingo, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 apoio cultural Jornal Valença Agora, Colégio Social e Pizzaria Os Martinez. Utilizamos a música: Uma vez mais na interpretação da Cantora Diana como desafio musical. E apreciamos a poesia de Celeste Martinez interpretada por ela mesma.

Expressão: Cheio de nove horas



Na 427° edição do programa radiofônico Alacazum Palavras Para Entreter, apresentado pela escritora e locutora Celeste Martinez e que foi ao ar no dia 1 de novembro de 2015, das 8 às 9 h de domingo, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 apoio cultural Jornal Valença Agora, Colégio Social e Pizzaria Os Martinez. Utilizamos a música: Uma vez mais na interpretação da Cantora Diana como desafio musical. E apresentamos a expressão: Cheio de nove horas, contido no livro: A casa da mãe Joana do Reinaldo Pimenta.

Dica de Leitura: Éramos seis de Maria José Dupré




Na 427° edição do programa radiofônico Alacazum Palavras Para Entreter, apresentado pela escritora e locutora Celeste Martinez e que foi ao ar no dia 1 de novembro de 2015, das 8 às 9 h de domingo, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 apoio cultural Jornal Valença Agora, Colégio Social e Pizzaria Os Martinez.A dica de leitura foi o livro: Éramos seis de Maria José Dupré

Crônica de Celeste Martinez em Homenagem a lavagem das escadaria da Igreja do Amparo




Na 427° edição do programa radiofônico Alacazum Palavras Para Entreter, apresentado pela escritora e locutora Celeste Martinez e que foi ao ar no dia 1 de novembro de 2015, das 8 às 9 h de domingo, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 apoio cultural Jornal Valença Agora, Colégio Social e Pizzaria Os Martinez.Apreciamos a crônica, escrita pela escritora Celeste Martinez quando de sua visita à lavagem das escadaria da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, na cidade de Valença Bahia.

Escutamos: Peixe Vivo com Cantigas de Roda



Na 427° edição do programa radiofônico Alacazum Palavras Para Entreter, apresentado pela escritora e locutora Celeste Martinez e que foi ao ar no dia 1 de novembro de 2015, das 8 às 9 h de domingo, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 apoio cultural Jornal Valença Agora, Colégio Social e Pizzaria Os Martinez.Apreciamos a cantiga: Peixe Vivo com Cantigas de Roda

Desafio Musical: Diana



Na 427° edição do programa radiofônico Alacazum Palavras Para Entreter, apresentado pela escritora e locutora Celeste Martinez e que foi ao ar no dia 1 de novembro de 2015, das 8 às 9 h de domingo, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 apoio cultural Jornal Valença Agora, Colégio Social e Pizzaria Os Martinez. Utilizamos a música: Uma vez mais na interpretação da Cantora Diana como desafio musical.