domingo, 19 de abril de 2015

Fragmento de O meu pé de laranja lima de José Mauro de Vasconcelos



Na 398° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, idealizado, produzido e apresentado pela escritora e locutora CELESTE MARTINEZ, que foi ao ar no dia 12 de abril de 2015, no horário das 8 às 9h, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 oferecemos como desafio musical: a música: Retalhos de Cetim – instrumental tocada pelo conjunto Os Carbonos. Fizemos a leitura do fragmento do livro O meu pé de laranja lima de José Mauro de Vasconcelos.

Desafio Musical: Retalhos de Cetim com Os Carbonos




Na 398° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, idealizado, produzido e apresentado pela escritora e locutora CELESTE MARTINEZ, que foi ao ar no dia 12 de abril de 2015, no horário das 8 às 9h, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 oferecemos como desafio musical: a música: Retalhos de Cetim – instrumental tocada pelo conjunto Os Carbonos.

Na 397° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER

Na 397° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, idealizado, produzido e apresentado pela escritora e locutora CELESTE MARTINEZ, no dia 5 de abril de 2015, das 8 às 9 h, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9, contamos com a participação do amigo e parceiro cultural Vidalto Oiticica- Diretor do Jornal Valença Agora. A ida do senhor Vidalto ao ALACAZUM foi para tentar elucidar a importância do programa para a comunidade de Valença e convocar novas parcerias. Fizemos a leitura da crônica de Adroaldo Ribeiro Costa


Velha Anedota

Não sei se acontece isto com vocês, mas quando me relembram uma velha anedota, sinto-me como se houvesse reencontrado um velho amigo, porque, de fato, a anedota é algo que nos ajuda a viver, a aliviar as agruras da vida, e está faltando aluém que proceda a um estudo sobre o valor da anedota para a vida do indivíduo e da comunidade.

Relendo velhas crônicas, encontrei uma que publiquei há alguns anos e senti vontade de publicá-la de novo. É assim:

O inspetor escolar chegou à cidadezinha e logo na manhã seguinte foi visitar a escola. Recebido naturalmente com todas as honras, pela professora que o apresentou à classe, o inspetor quis saber:

- Como vai o aproveitamento dos meninos, professora?

- Muito bom, inspetor! Muito bom mesmo.

-Permita-me fazer uma verificação?

- Pois não, o senhor pode perguntar o que quiser.

O inspetor escolheu um garoto que estava sentado à frente:
 
- Venha cá, meu filho. Como é seu nome?

- É Zezinho.

- Muito bem, Zezinho, quero que você me responda a esta pergunta: quem foi que incendiou Roma?

O menino avermelhou, gagejou, mas não respondeu. O inspetor insistiu:

- Responda, Zezinho. Não é possível que você não saiba quem foi que incendiou Roma...

O menino rompeu em choro:

- Juro que não fui eu... Não fui eu!

O inspetor virou-se para a mestra ao lado:

-E esta?

A professora formalizou-se:

- Este menino não mente, inspetor. Está dizendo que não foi ele, é que não foi mesmo.

O inspetor não pôde conter a surpresa:

- Desculpe-me mas, ao que tudo indica, a senhora também não sabe?

- Só sei de uma coisa, com absoluta certeza: não foi o Zezinho!...

O inspetor suspirou e resolveu levao o caso na esportiva:

-Pelo que estou vendo, ninguém aqui sabe quem incendiou Roma. ( Silêncio Confirmativo ). Pois muito bem, vocês tem o dia inteiro para pesquisar o assunto e amanhã voltarei para saber a resposta.

À noite estava o inspetor na pensão, quando foi procurado pelo prefeito que, muito encabulado, foi dizendo:

- Doutor, hoje de manhã, na escola, o senhor perguntou a um menino quem tinha incendiado Roma, e como ele não soubesse, o senhor mandou que toda a classe procurasse a resposta, não é verdade?

- É verdade sim; isto faz parte da nova técnica de ensino: os alunos saem a fazer a pesquisa e o conhecimento adquirido fica mais sólido. De maneira que amanhã...

- Perdoe-me se o interrompo, doutor. Mas, o fato é que por causa disto houve um reboliço enorme na ciadade, o dia todo, e a verdade é que ninguém por aqui sabe do fato!

- Mas meu caro prefeito...

- Sem querer cortar-lhe a palavra, doutor, preciso explicar-lhe que o Zezinho é filho de um elemento da oposição e a coisa está sendo entendida como uma picuinha do governo. Ora, a politica por aqui já esta fervendo muito e eu não quero qua as coisas piorem.

O inspetor, a esta altura, é que já não estava entendendo nada de nada:

- Escute, prefeito, eu só queria saber...

O prefeito interrompeu mais uma vez e falou com toda a solenidade:

- Escute o senhor, doutor. Dou-lhe minha palavra de honra de que esse negócio não ocorreu na minha gestão. Mas isto não tem importância: o senhor diz quanto foi o prejuizo, eu pago e a gente dá o caso por enxerrado...

Vocês riram? Eu ri.

Páginas Escolhidas- crônicas de Adroaldo Ribeiro Costa. Seleçã, organização e introdução Aramis Ribeiro Costa

" È por isso que eu estou aqui: em defesa do ALACAZUM" disse Vidalto Oiticica



" É por isso que eu estou aqui: em defesa do ALACAZUM. Frase do senhor Vidalto Oiticica na 397° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER do dia 5 de abril de 2015, quando da sua visita a este programa radiofônico, liderança em audiência na cidade de Valença Bahia mais que não encontra apoio na cidade.

Vidalto Oiticica no ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER



Vidalto Oiticica - Diretor do Jornal Valença Agora- Parceiro Cultural do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER

 
Na 397° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, idealizado, produzido e apresentado pela escritora e locutora CELESTE MARTINEZ, no dia 5 de abril de 2015, das 8 às 9 h, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9, contamos com a participação do amigo e parceiro cultural Vidalto Oiticica- Diretor do Jornal Valença Agora. A ida do senhor Vidalto ao ALACAZUM foi para tentar elucidar a importância do programa para a comunidade de Valença e convocar novas parcerias.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Ainda sobre a 396° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER


Após a angustiante experiência do programa de número 396 quando não foi possível desfrutar da integridade de 60 minutos de programa devido à falha técnica na rádio, ao abrir a porta da emissora a caminho de casa, encontro o amigo Vidalto Oiticica que de casa ao escutar a minha aflicação veio em meu socorro sem entretanto conseguir entrar por que eu estava sozinha e não escutei quando batia à porta. Mesmo assim conversamos e foi muito bom saber que além de parceiro cultural, o ALACAZUM conta com a amizade deste empresário e cidadão do bem. O senhor Vidalto Oiticica é Rotariano, Ex-presidente da CDL- Câmara de Dirigentes Logistas de Valença, ocupando atualmente ( 2015) sua diretoria; Membro da Academia Valenciana de Letras e Artes - AVELA- Diretor do Jornal Valença Agora e Proprietário da Gráfica Prisma.

Prejudicados na 396° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER


Até quando resistiremos? Mais uma vez o programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, que é reconhecido pelo Governo Federal como PONTO DE LEITURA NO BRASIL conforme publicação em Diário Oficial da União Portaria 92 de 18 de dezembro de 2008, que conta com o apoio cultural das seguintes empresas da cidade de Valença Ba: Colégio Social, Jornal Valença Agora e Pizzaria Os Martinez que pertence a família Martinez, foi prejudicado em sua exibição por falha técnica na emissora. Um programa que tem como objetivo o incentivo à pratica da leitura e congrega aos domingos milhares de famílias ao redor do rádio, com duração de 1 hora foi suprida de 16 minutos fora do ar. Será que a colaboração financeira de 200 reais mensais não garante uma assistência técnica aos domingos?

Até quando ?


Na 396° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER apresentado pela escritora pedagoga e locutora Celeste Martinez que foi ao ar no dia 29 de março de 2015 das 8 às 9 h transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 o programa ficou 16 minutos fora do ar por que o programa direcionado para uso não funcionou e como eu não sabia operar o programa Zara, enfrentei dificuldade nesta hora. Todo arquivo do Alacazum estava registrado no programa que não funcionava. Contei com a colaboração do amigo Augusto César da Rádio Rio Una FM 87,9 que de sua casa gerenciou a rádio, tentando solucionar. Contudo o programa foi prejudicado. As leituras não tiveram a mesma sedução quando lidas com um fundo musical e o tema elaborado para debate: Trabalho não foi discutido. A música que escolhemos para esta edição foi : Inventor do trabalho com Batatinha.

Na 395° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER







Na 395° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER apresentado pela escritora pedagoga e locutora Celeste Martinez que foi ao ar no dia 22 de março de 2015 das 8 às 9 h transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 escutamos a música: Canción por la unidad de latinoamérica autoria de Chico Buarque e Pablo Milanez.

Música: Pandeiro é meu nome de Chico da Silva e Venâncio


Na 395° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER apresentado pela escritora pedagoga e locutora Celeste Martinez que foi ao ar no dia 22 de março de 2015 das 8 às 9 h transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 oferecemos como desafio musical a música: Pandeiro é meu nome, autoria de Chico da Silva e Venãncio, escrito para como resposta ao samba: O surdo.

Pandeiro é meu nome

Falaram que meu companheiro
Meu amigo surdo, parece absurdo
apanha por tudo
ninguém canta samba
sem ele apanhar
não ouviram que seu companheiro
amigo pandeiro
também tira coco do mesmo coqueiro
apanha sorrindo para o povo cantar
Pandeiro, não é absurdo mas é o seu nome
não me chamo surdo mas aguento fome
pandeiro não come mas pode apanhar
ao povo que vibra na força do som brasileiro
não é só o surdo nem só o pandeiro
tem uma família tocando legal
você cantando, tocando e batendo na gente
passando por tudo tão indiferente
não conhece a dor de um instrumental
batuqueiro, ô batuqueiro
cantando samba pode bater no padeiro


Chico da Silva e Venâncio

Desafio Musical: Chico da Silva



Na 395° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER apresentado pela escritora pedagoga e locutora Celeste Martinez que foi ao ar no dia 22 de março de 2015 das 8 às 9 h transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 lançamos o desafio musical com a música: Pandeiro é meu nome ( 1977 ) autoria de Chico da Silva e Venáncio como resposta à música: O surdo, autoria de Totonho e Paulinho Resende, ambas as músicas foram interpretadas por Alcione.


 Crédito da imagem:
http://amazonature2.blogspot.com.br/2011/08/chico-da-silva-da-ilha-de-orgulho.html

Crônica de Celeste Martinez



Na 395° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER apresentado pela escritora pedagoga e locutora Celeste Martinez que foi ao ar no dia 22 de março de 2015 das 8 às 9 h transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 apreciamos a crônica de Celeste Martinez.

Família Martinez estréia filme em Cachoeira




Na 395° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER apresentado pela escritora pedagoga e locutora Celeste Martinez que foi ao ar no dia 22 de março de 2015 das 8 às 9 h transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 falamos sobre a reportagem feita pelo poeta Adriano Pereira a pedido do Jornal Valença Agora quando divulgou o lançamento dos curtas e longa-metragem, finalização do Projeto Itinerante Faz-se Filmes, idealizado pela cineasta Violeta Martinez e que percorreu 11 cidades do interior da Bahia, oferecendo serviços de curta para a população de dificil acesso, contado com uma equipe em sua maioria formados pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB -

22 de março : Dia Mundial da Água


Na 395° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER apresentado pela escritora pedagoga e locutora Celeste Martinez que foi ao ar no dia 22 de março de 2015 das 8 às 9 h transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 falamos sobre o dia mundial da água, comemorado em 22 de março. Esta data foi criada pela ONU- Organização das Nações Unidas-

Na 394° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER

Na 394° edição do programa radiofônico Alacazum Palavras Para Entreter, apresentado pela escritora pedagoga e locutora Celeste Martinez que foi ao ar no dia 15 de março de 2015 das 8 às 9 h transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 socializamos os espetáculos teatrais ocorridos no mês de março - de 10 a 15 - pela Cabriola Cia de Teatro, apoio financeiro FUNCEB/FCBA/Secult/ Sefaz

14 de março- Dia Nacional da Poesia -

Na 394° edição do programa radiofônico Alacazum Palavras Para Entreter, apresentado pela escritora pedagoga e locutora Celeste Martinez no dia 15 de março de 2015 das 8 às 9 h transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 socializamos o dia Nacional da Poesia, comemorado em 14 de março criado em homenagem ao nascimento do poeta Antonio Frederico de Castro Alves.