segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Filme sobre Almirante Negro

Na 252° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 22 de janeiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 informamos sobre o filme sobre o Almirante Negro retirado da revista BRASIL almanaque de cultura popular janeiro de 2012 n° 153
Em 1910, oficiais liderados pro João Cândido sacudiram o país, reivindicando o fim dos castigos físicos na Marinha. Depois de longas e tensas negociações, a Revolta da Chibata foi reprimida: e os rebeldes, presos. Porém a imagem de João Cândido- o Almirante Negro, nos dizeres da imprensa- seguiu viva. Teve até quem planejasse transportar a história do marinheiro para as luzes do cinema.
O documentário A Vida de João Cândido, do diretor Alberto Botelho, começou a ser produzido em 1910 e foi finalizado em 1912. Mas nunca foi exibido. Em 22 de janeiro de 1912, o chefe da polícia do Rio, Belizário Fernandes da Silva Távora, proibiu a estreia. " Se não fizesse o que fez, talvez a essa hora o Rio em peso estivesse revolucionado", defendeu o Correio da Manhã. Tido hoje como desaparecido, o curta-metragem foi o primeiro filme brasileiro a cair nas garras da censura.


Nenhum comentário: