sábado, 31 de outubro de 2009

Na 151° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER

Na 151° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 25 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM apreciamos o belíssimo poema: Ideal de Fagundes Varela


Não é tu quem eu amo, não és!
Nem Tereza também, nem Ciprina:
Nem Mercedes a loura, nem mesmo
A travessa e gentil Valentina.
Quem eu amo, te digo, está longe:
Lá nas terras do império chinês,
Num palácio de louça vermelha
Sobre um trono de azul japonês.
Tem a cútis mais fina e brilhante
Que as bandejas de cobre luzido:
Uns olhinhos de amêndoas, voltados,
Um nariz pequenino e torcido.
Tem uns pés... oh! que pés, Santo Deus!
Mais mimosos que uns pés de criança,
Uma trança de seda e tão longa
Que a barriga das pernas alcança.
Não és tu quem eu amo, nem Laura,
Nem Mercedes, nem Lúcia, já vês:
A mulher que minha alma idolatra
É princesa do império chinês.
Fagundes Varela

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

EXISTE MAIS BELA DECLARAÇÃO DE AMIZADE?

Este belíssimo poema foi enviado via endereço eletrônico pela poetiza valençana Luiza Alves do Nascimento brindando com versos a nossa amizade. Mil agradecimentos amiga Luiza.


CELESTE
(LUIZA ALVES DO NASCIMENTO)
Céu dos pensamentos iluminados
Anjo de humana forma
Ser abençoado
Que todo mundo ama ...
Que todo mundo gosta...
Mulher de palavras mágicas
Que encanta adultos e crianças
A tua humildade sábia
Faz brotar em tudo, novas esperanças...
Caríssima Artista
Excelente Amiga
Leve como a brisa
Elegancia nos inspira,
Sorrisos e poesia que cativa
Tão simples, tão viva
És CELESTE, tão querida!

Na 151° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER

Ricardo Manoel e Celeste Martinez (idealizadora e apresentadora do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER)


Na 151° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETE que foi ao ar no dia 25 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM contamos com a presença do ouvinte-leitor Ricardo Manoel.

Quadro: A hora do Conto

Na 151° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 25 de novembro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM fizemos a leitura do conto: A festa no céu de Angela Lago. Este livro faz parte do acervo Kit Ponto de Leitura conquistado pelo ALACAZUM no I Concurso Pontos de Leitura 2008: Homenagem a Machado de Assis.

Alexandre O' Neill



Alexandre Manuel Vahía de Castro O'Neill ou simplesmente Alexandre O'Neill, descendente de irlandeses, foi um importante poeta do movimento surrealista.Nasceu na cidade de Lisboa no dia 19 de Dezembro de 1924 e faleceu no dia 21 de Agosto de 1986.


Autodidacta, O’Neill foi um dos fundadores do Movimento Surrealista de Lisboa. É nesta corrente que publica a sua primeira obra, o volume de colagens A Ampola Miraculosa, mas o grupo rapidamente se desdobra e acaba. As influências surrealistas permanecem visíveis nas obras dele, que além dos livros de poesia incluem prosa, discos de poesia, traduções e antologias. Não conseguindo viver apenas da sua arte, o autor alargou a sua acção à publicidade. É da sua autoria o lema publicitário «Há mar e mar, há ir e voltar». Foi várias vezes preso pela polícia política, a PIDE.


Quadro a Hora da Poesia




Na 151° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 25 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM apreciamos o seguinte poema: O amor é o amor de Alexandre O´Neill





O amor é o amor - e depois?
Vamos ficar os dois a imaginar, a imaginar?
O meu peito contra o teu peito cortando o mar, cortando o ar . Num leito há todo o espaço para amar!
Na nossa carne estamos sem destino, sem medo, sem pudor e trocamos - somos um?
Somos dois?
Espírito e carne!
O amor é o amor - e depois?

O que escutamos na 151° edição do ALACAZUM

Na 151° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 25 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM escutamos também as seguintes músicas:


Mary Had a Little Lamb com Stevie Van Vaughan -Texas Flood
Machadinha com o Coro Infantil (teatro municipal do Rio de Janeiro) -Villa Lobos para criança
Give me the Rigth com Elvis Presley

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Hoje: Dia do livro e 199 anos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro/ Hoy: Día del Libro y 199 años de la Biblioteca Nacional de Río de Janero


Vista áerea da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro- Brasil

São 199 anos de acervo, originado da coleção que pertenceu à Família Real, e quase um século de obras preservadas na Cinelândia (Av. Rio Branco, 219), no edifício inaugurado em 1910. A Fundação Biblioteca Nacional, instituição vinculada ao Ministério da Cultura, organiza uma semana especial de eventos, em celebração ao aniversário da FBN e ao Dia do Livro, ambos comemorados em 29 de outubro.

No dia 28, às 16h, o tradicional programa Quarta às Quatro, recebe o jornalista Artur Xexéo, em um painel intitulado A crônica nos tempos da internet. O presidente da FBN, Muniz Sodré, participa da conversa, mediada pelo jornalista Vitor Iorio. Na quinta-feira, 29, Dia do Livro, Ferreira Gullar participa, a partir das 14h, do Café do Dia, debate que integra a programação do Simpósio. Nos dois eventos, o público é convidado aos debates, com entrada franca.


Ainda no dia 29, a Biblioteca lança, em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, uma edição de “O Livro de Horas de Dom Fernando”, publicação fac-símile de um manuscrito datado de 1378.

No dia 30, a Biblioteca promove o lançamento da obra “Impresso no Brasil - 1808 a 1930″, da editora Verso Brasil, organizada pelo historiador da arte, Rafael Cardoso.


Além da programação especial, a agenda da BN abriga três exposições simultâneas, exibindo acervos sobre Euclides da Cunha, Carmen Miranda e Revolta da Chibata. Todos os eventos são gratuitos.


Informações no site www.bn.br ou no telefone (21) 3095-3879.
(Jean Souza, Ascom FBN/MinC)

Dicas de Leitura






Na 151° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 25 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM, a dica de leitura foi da atriz e apresentadora de TV, Regina Casé que indicou como leitura o livro: A Africa explicada aos meus filhos de Alberto da Costa e Silva e também a modelo Gisele Bundchen que indicou "O livro dos espíritos de Allan Kardec. Estas são dicas de quem já leu.


Fonte: Blog do Galeno

Quadro: A HORA DO BRINDE

Na 151° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 25 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM retornamos ao quadro: A HORA DO BRINDE quando enfatizamos a importância da água na vida dos seres vivos e aproveitamos para confraternizar com o público.


Formas de economizar a água


Há várias medidas para economizar água, sendo elas:
Tomar duchas rápidas ao invés de banhos demorados ou de imersão.
Manter a torneira fechada enquanto se lava o corpo, o cabelo, a louça ou escovar os dentes.
Colocar uma garrafa com areia no autoclismo (ou descarga) ou adquirir um autoclismo com duas hipóteses de descarga.
Não poluir os rios, protegendo assim este recurso essencial à vida.
Não lavar calçadas com mangueira, utilize vassoura.

Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Hoje: Dia Internacional da Animação / Hoy: Día Mundial de la Animación

Na 151° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 25 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM informamos sobre o dia Internacional da Animação conforme materia do Ministério da Cultura a seguir:



O Dia Internacional da Animação 2009 celebrado hoje dia 28 de outubro de 2009 simultaneamente em mais de 400 cidades do Brasil e em 30 países.

Acesse o site http://www.diadanimacao.com.br/ e veja a lista dos filmes.


O Dia Internacional da Animação - é uma mostra de curtas-metragens de animação nacionais e estrangeiros, que tem como objetivo trazer público, criar debates, divulgar as atividades dos profissionais, despertar o interesse em fazer cinema de animação, revelar talentos, formar novas platéias, além de integrar e motivar o público de cinema no país. A iniciativa tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.


Fonte:http://www.cultura.gov.br/site/2009/10/06/dia-internacional-da-animacao-2009-2/

Adiós a la niña sirena


Muere a los 10 años Shiloh Pepin, quien padecía una malformación congénita llamada sirenomelia. Sobrevivía sin colon ni genitales, con un sólo riñón.

Un caso de cada 60.000 es la probabilidad de nacer con sirenomelia. Ese caso se llamaba Shiloh Pepin, y falleció el viernes pasado a los 10 años en Maine, Estados Unidos, después de una década enfretándose día a día a esa malformación congénita, según publica el Portland Press Herald.Cuando nació, los médicos le dieron sólo unas pocas semanas de vida dadas las complicaciones que conlleva la sirenomelia. El principal rasgo de los que padecen esta malformación es que nacen con las piernas unidas, de ahí que se les conozca como 'niños sirena'. En el caso de Shiloh, la separación de sus extremidades inferiores, cómo ya se había realizado en otros casos, no fue posible. Los vasos sanguíneos cruzaban de lado a lado sus piernas y era imposible la operación. Además, la pequeña no tenía órganos genitales ni colon y sobrevivía con un sólo riñón.La pequeña se hizo famosa en Estados Unidos y llegó incluso a aparecer en el programa de la famosa presentadora Oprah Winfrey. Los vídeos de condolencias se suceden en Youtube y más de 7.000 personas seguían su página en Facebook.



Dicas de Leitura


  • Na 151° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 25 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM as dicas de leitura foram da apresentadora de TV Eliana que indicou o livro: A mulher independente de Simone de Beauvoir e o escritor Içami Tima sugere o livro: Todas as histórias do analista de Bagé de Luis Fernando Verissimo. Dicas de quem já leu.
    Fonte: Blog do Galeno

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Brazilian Girls: Mi gusta cuando callas...



Na 151° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 25 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM escutamos a música: me gustas cuando callas na interpretação do grupo musical: Brazilian Girls baseado no poema n ° 15 de Pablo Neruda complementando o quadro quando abordamos o idioma espanhol.


ALACAZUM traduz o poema n° 15 de Pablo Neruda: Gosto quando silencias...

Na 151° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 25 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM, a pedido da ouvinte-leitora Vanessa, nos debruçamos em evidenciar o idioma espanhol e para isso escolhemos o poema n° 15 de Pablo Nerudo retirado do livro: 2o poemas de amor y una canción desesperada do qual a escritora Celeste Martinez e também apresentadora do ALACAZUM se propos a traduzir.



GOSTO QUANDO SILENCIAS
POR QUE ESTAS COMO AUSENTE
E ME ESCUTAS BEM AO LONGE
E MINHA VOZ NÃO TE ALCANÇA
PARECE QUE OS OLHOS SE AFASTARAM DE VOCÊ
E PARECE QUE UM BEIJO TE APLACASSE A BOCA


COMO TODAS AS COISAS ESTÃO CHEIAS DA MINHA ALMA
SURGES DAS COISAS CHEIA DE ALMA MINHA
BORBOLETA DE SONHO
PARECES A MINHA ALMA
E TE PARECES COM A PALAVRA MELANCOLIA

GOSTO QUANDO SILENCIAS
E ESTAS COMO AUSENTE
E ESTAS COMO LAMENTANDO-SE BORBOLETA MELODIOSA
E ME ESCUTAS BEM DE LONGE
E MINHA VOZ NÃO TE ALCANÇA
DEIXE-ME CALAR COM O TEU SILÊNCIO
DEIXE-ME TAMBÉM FALAR COM O TEU SILÊNCIO
LUMINOSO COMO UMA LÂMPADA
SIMPLES COMO UM ANEL
ÉS COMO A NOITE: CALADA E CONSTELADA
TEU SILÊNCIO É DE ESTRELA, TÃO DISTANTE E SENSÍVEL
GOSTO QUANDO SILENCIAS
POR QUE ESTAS COMO AUSENTE
DISTANTE E DOLOROSA COMO SE ESTIVESSE MORTA
UMA PALAVRA ENTÃO, UM SORRISO BASTA!
E FICO FELIZ!
FELIZ DE QUE NÃO SEJA VERDADE.




Tradução do poema n° 15 de Pablo Neruda pela escritora, idealizadora e apresentadora do programa radiofônico ALACAZUM, Celeste Martinez, retirado do livro: 20 poemas de amor e uma canção desesperada.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Poema n° 15 de Pablo Neruda: Me gusta cuando callas...



Na 151° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 25 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM escutamos o poema n° 15 do livro: 20 Poemas de amor y una canción desesperada" na voz de seu autor Pablo Neruda


Me gustas cuando callas porque estás como ausente,
y me oyes desde lejos, y mi voz no te toca.
Parece que los ojos se te hubieran volado
y parece que un beso te cerrara la boca.

Como todas las cosas están llenas de mi alma
emerges de las cosas, llena del alma mía.
Mariposa de sueño, te pareces a mi alma,
y te pareces a la palabra melancolía.

Me gustas cuando callas y estás como distante.
Y estás como quejándote, mariposa en arrullo.
Y me oyes desde lejos, y mi voz no te alcanza:
déjame que me calle con el silencio tuyo.

Déjame que te hable también con tu silencio
claro como una lámpara, simple como un anillo.
Eres como la noche, callada y constelada.
Tu silencio es de estrella, tan lejano y sencillo.

Me gustas cuando callas porque estás como ausente.
Distante y dolorosa como si hubieras muerto.
Una palabra entonces, una sonrisa bastan.
Y estoy alegre, alegre de que no sea cierto.

Na 151° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER: escutamos ASTOR PIAZZOLLA






Na 151° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 25 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM escutamos as seguintes músicas interpretadas por Astor Piazzolla:

MUERTE

POR UNA CABEZA

PRIMAVERA PORTEÑA

domingo, 25 de outubro de 2009

Na 151° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER: Poesia de Luiza Alves do Nascimento



Na 151 edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 25 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM, desfrutamos da beleza do poema: "Lições de Vida" da poetiza valençana Luiza Alves do Nascimento (foto à esquerda).


LIÇÕES DE VIDA
(LUIZA ALVES DO NASCIMENTO)


Quando pequena
Gostava de dizer
Eu sou eu e licúri é coco
Mas, só depois que cresci
Foi que aprendi a compreender,
A razão dessas simples palavras
Que gosto de ser eu mesma
Independente do que os outros vão dizer,
Pois o que vale é ser feliz
E verdadeiras amizades fazer...
Sou uma vencedora
Disso tenho certeza,
Porque foi através da fé,
Da força e da beleza
Que consegui superar
Momentos de tristeza...
Foi através da arte,
Do amor e da poesia,
Que inspirei à vida,
A rimar dor com alegria
A rimar liberdade com ousadia...
E, através da coragem e consciência da "Vontade Divina"
Que continuo a cumprir
Minha sublime missão com dignidade:
Fazer Justiça
Esse é meu compromisso com Deus
Pelo bem da humanidade!

sábado, 24 de outubro de 2009

Na 150° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER - PONTO DE LEITURA NO BRASIL



Na 150° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 18 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM vivemos a poesia da poetiza Florbela Espanca na abertura do programa.



ESCREVE-ME...
Escreve-me! ainda que seja só
uma palavra, uma palavra apenas,
suave como o teu nome e casta
como um perfume casto de açucenas!
Escreve-me! Há tanto, há tanto tempo
que te não vejo, amor! Meu coração
Morreu, já e no mundo aos pobres mortos
ninguém nega uma frase de oração.
"Amo-te!" cinco letras pequeninas,
folhas leves e tenras de boninas,
um poema de amor e felicidade!
Não queres mandar-me esta palavra apenas?
Olha, manda então... brandas... serenas...
Cinco pétalas roxas de saudade...
Florbela Espanca 27/04/1916

Buenos Aires será a capital mundial do livro no ano de 2011

Caminito



Buenos Aires foi escolhida para ser a capital Mundial do Livro em 2011 pela Organização da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em razão da "qualidade e variedade do programa proposto e pela estratégia apresentada para o evento", informou a Unesco. Um comitê de seleção composto por representantes das três principais associações de profissionais internacionais do mundo do livro e da Unesco elegeu a capital argentina. O comitê destacou a presença de duas cidades africanas - Lagos, na Nigéria e Porto Novo, no Benin - entre as sete candidatas e expressou seu desejo de que a literatura e a política editorial sejam reforçadas nessas regiões.



Caracas (Venezuela),

Havana (Cuba),

Sharjah (Emirados Árabes) e Teerã (Irã) completaram a lista de candidatas para ser a Capital Mundial do Livro de 2011.


Buenos Aires é a décima primeira cidade designada Capital Mundial do Livro, para promover o Dia Mundial do Livro e o do Direito do Autor (23 de abril), depois de Madri (2001), Alexandria (2002), Nova Delhi (2003), Amberes (2004), Montréal (2005), Turin (2006), Bogotá (2007), Amsterdã (2008), Beirute (2009) e Liubliana (2010). A iniciativa evidencia a colaboração entre os principais organismos ligados ao livro e o compromisso das cidades de promover o livro e a leitura, segundo a Unesco.


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Sobre AMÊSA sob AMÊSA soube AMÊSA

Celeste Martinez (ALACAZUM) Heloisa Jorge atriz angola que vive intensamente o espetáculo AMÊSA (dia 18 de outubro de 2009)

Após ter apreciado o espetáculo AMÊSA posto em cartaz nos dias 17 e 18 de outubro de 2009 ocorrido no Centro Cultural Olívia Barradas na cidade de Valença Bahia, Direção da jovem talentosa Suelma Costa e vivido divinamente pela atriz angola Heloisa Jorge, impossível não escrever algo sobre AMÊSA sob AMÊSA soube AMÊSA.

Compreender a mensagem cênica do espetáculo AMÊSA é antes de tudo se entregar ao sentir. Evidente que a prévia de conhecimentos históricos sobre Angola contribui para o engrandecimento da concepção em entender o que a personagem AMÊSA diz, contribui para abstrair a paisagem que as palavras de AMÊSA trazem a todo instante da África mais precisamente de Angola e os laços afetivos da personagem.


A principio um canto. Uma evocação. Iniciação. A iniciação para o que há de vir. E o que há de vir é cruel. É trágico. AMÊSA se prepara para o momento tão esperado e ao mesmo tempo tão adiado. Ela não deseja fugir. Não quer. É a iniciação. A mesma que passara quando por obrigação, fora forçada a memorizar sua descendência.

Eu sou AMÊSA! É o sinal para embarcar na viagem, aliás, é a frase para abrir o cenário da memória e retornar no tempo. As distorções de voz, as contorções do corpo, a iluminação, a música, são complementos da magia deste ato ou reconhecimento do lugar, único à AMÊSA. Só ela pode adentrar. Só ela pode reconhecer. E o som do atabaque é o veículo para vislumbrar o campo, o verde, que revigora a massa, que sustenta AMÊSA que vai à mesa. Mas também não o suficiente para aplacar todas as necessidades. A menina que ao se tornar mulher não compreende por que a fragilidade em se deixar levar pela sedução todavia não lhe traz mais prazer e sim dores e temores. Este é talvez o momento mais longo (no sentido das elucubrações do personagem ) No sentido do questionamento e também este é o momento de transição. O corpo contorce-se. Sai da mesa e toca o chão. Dá os primeiros passos apesar de trêmulos, incertos, porem inevitáveis. Não há outro caminho digo não há outra opção a não ser prosseguir embora este prosseguir seja a vereda sobre o mar sem salva-vidas sem ao menos saber nadar. AMÊSA caminha, não é o tempo de buscar nada. Não é a hora! Este é o momento de descobertas. E o desencanto é doloroso, longo. Como uma metamorfose. A performance do corpo de cabeça para baixo num 3X4 sobre a mesa mostra não o ser humano mas um ser mutante. O enquadramento do rosto de AMÊSA e suas lágrimas que correm para a terra e seus braços submissos, sua boca proferindo dores... É o perfeito estado da voluntariedade. Estado da permissividade. Tal fragilidade que um sopro, apenas um sopro e põem em risco a imagem de AMÊSA. AMÊSA se desintegra, flui como o éter, voa como uma pluma. Entretanto o estado latente do público por que afinal a platéia também é parte do espetáculo. Este público não interfere para a desmaterialização do personagem ao contrário há uma comunhão no respirar, no silêncio. Todos desejam presenciar o final. Todos desejam participar da vitória tão almejada. E AMÊSA como um lagarto, lentamente desfaz o corpo em posição contrária e ergue-se. Nota-se agora em seu rosto a contração dos músculos, nota-se crueldade em seus olhos. Não a crueldade do algoz ante seus semelhantes mais a crueldade da vida que insiste em prosseguir, resistir as tempestades. Ela agora transpira mais que antes. Ela agora levanta a cabeça em direção ao sol, frente a ele. Não uma postura de oferenda. Postura de consciência! E AMÊSA ergue os braços. Levanta-os! Analisa-os! Observa lentamente cada cicatriz em seus braços agora ornada em pintura ante os reflexos do sol. O sol de sua convicção. Os pulsos, agora cerrados, energizados com o sangue que pulsa em soluções, sangue que se revitaliza. Agora o corpo de AMÊSA não é o corpo da menina nem o corpo da adolescente. É o corpo da mulher. E esta mulher cansada, transpirada, deseja apenas sentir-se parte deste universo conscientemente parte de uma ação, de uma evolução.


A atriz Heloisa Jorge, fora do espaço sagrado do palco é uma jovem comum. Mas ao ingressar no recinto legado aos deuses e deusas ela se torna um plasma, um ícone da divindade. Ela se transporta aquela paisagem. Ela é AMÊSA! Canta, dança, contorce-se, destorce-se, alonga-se, recolhe-se, mutila-se, reconstroe-se, lástima-se, purifica-se.


A diretora Suelma Costa já demonstra neste inicio de trabalho a grandiosa ceara que nos brindará em futuras estações.


Vi o espetáculo por duas vezes seguidas. Se tivesse oportunidade apreciaria quantas vezes fosse necessário para vislumbrar mais o sentir. Mas este foi o tempo suficiente para que eu abstraísse a obra e registrasse a imagem de AMÊSA no espaço secreto de minhas gavetas.



Valença, 20 de outubro de 2009 Celeste Martinez - escritora e apresentadora do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER


ALACAZUM entrevista a diretora Suelma Costa e a atriz angolana Heloisa Jorge

Suelma Costa (Diretora do espetáculo AMÊSA)

Heloisa Jorge, atriz angolana que vive o espetáculo AMÊSA


Na 150º edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 18 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM contamos com as valorosas presenças da diretora do Espetáculo AMÊSA e da atriz Heloisa Jorge que vive intensamente o personagem AMÊSA.


Dicas de leitura





Na 150º edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 18 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM a modelo Daniela Cicarelli ofereceu como dica de leitura o livro: Constituição Federal e o jornalista Zeca Camargo, o livro: A criação da Juventude de Jon Savage.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Quadro: A hora do conto


Na 150º edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 18 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM fizemos a leitura do texto: Eram 3 de Guto Lins. Este livro faz parte do Kit Pontos de Leitura conquistado pelo ALACAZUM no I Concurso Pontos de Leitura 2008 Homenagem a Machado de Assis.

Desafio musical

Na 150º edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 18 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM oferecemos como desafio musical para identificação da voz da cantora Alcione a música: Não deixe o samba morrer" seu primeiro sucesso autoria de Edson e Aluísio, no repertório do primeiro LP.



Alcione Dias Nazareth ou só simplesmente Alcione ou ainda "Marrom" apelido com que é conhecida, nasceu na cidade de São Luis do Maranhão no dia 21 de novembro de 1947. Incentivada desde pequena pelo pai, policial e integrande da banda da coorporação, João Carlos Dias Nazareth. Alcione fez sua primeira apresentação aos doze anos de idade. Considerada um dos orgulhos do Maranhão, a cantora Alcione recebeu várias homenagens não apenas na sua terra natal como em diversas partes do Brasil. Apenas para citar as mais importantes, veja: Alcione virou nome de um importante teatro, localizado no centro histórico de São Luís, sua terra natal.

Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A importância dos predadores



Na 150º edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 18 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM, informamos sobre a importância dos predadores. Esta informação foi retirada do livro: Natureza e seres vivos de Samuel Murgel Branco que faz parte do acervo Kit de Leitura conquistado pelo ALACAZUM no I Concurso Pontos de Leitura 2008 Homenagem a Machado de Assis do Ministerio da Cultura.




Em geral, nós consideramos os predadores como inimigos. São animais "malvados", carnívoros que vivem da caça, como a cobra que come ratos e passarinhos, o lobo que come o cordeiro, ou a onça que devora o veadinho, a aranha que aprisiona a pequena borboleta. Mas.. vocês já pensaram no que aconteceria se os ratos, os coelhos, os veados ou os gafanhotos não fossem continuamente devorados por gatos, sucuris, onças, louva-a-deus e aranhas? Como esses animais se reproduzem muito, eles formariam imensas populações de herbivoros que comeriam todas as árvores e relvas. Mas é claro que os predadores, que são os controladores desses animais herbívoros, também precisariam ser controlados.







Assim, há predadores maiores que caçam os menores. Geralmente quando o ser humano interfere nas cadeias de alimentação da natureza, o equilibrio é desfeito e resulta em desastre. Ás vezes, por exemplo, ele elimina todas as cobras - venenosas e não-venenosas - e depos não aguenta a quantidade de ratos. É que foi eliminado um elo importante da cadeia. Com o fim das cobras, desapareceu a sua função de eliminar os ratos.



Retirado do livro:Natureza e seres vivos de Samuel Murgel Branco




Instituto Butantan

Na 150º edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 18 de 0utubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM informamos sobre o Instituto Butantan.


O Instituto Butantan é um centro de pesquisa biomédica localizado no bairro do Butantã, em São Paulo.


Fundado em 23 de fevereiro de 1901, é responsável pela produção de mais de 80% do total de soros e vacinas consumidos no Brasil.


A história do Instituto Butantan confunde-se com a história da modernização do estado de São Paulo. Seu surgimento deveu-se a uma epidemia de peste bubônica em Santos em 1900.


Temerário que a doença atingisse a capital do Estado, o governo convocou o Instituto Bacteriológico para tentar resolver o problema.



Seu diretor, Adolfo Lutz, mandou para essa cidade o assistente Vital Brazil Mineiro da Campanha.Vital Brazil, a par de toda essa problemática, concomitantemente aos estudos sobre a peste, iniciou as suas pesquisas sobre o ofidismo, tema então pouquíssimo conhecido.


Fonte: Wikipédia

Dicas de leitura



Na 150º edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 18 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM oferecemos dicas de leitura de quem já leu. Vagner Moura (ator) que indicou Hamlet de Shakespeare e Tato vocalista do grupo Falamansa que indicou o livro: O código da Vinci de Dan Brow.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

ALACAZUM prestigiou a Peça Teatral AMÊSA em companhia da poetiza Luiza Alves

Na noite 17 de outubro de 2009, exatamente às 20 horas a apresentadora do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, a escritora Celeste Martinez, prestigiou o espetáculo teatral: AMÊSA em companhia da poetiza valençana Luiza Alves. Parabéns a diretora Suelma Costa e equipe mais ainda parabéns à atriz Heloisa Jorge pela divina atuação.

O que escutamos na 150º edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER

Na 150º edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 18 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM escutamos as seguintes músicas:


BG Primavera de Vivaldi
Mozart
Chopin
Queen
Alcione - Não deixe o samba morrer
Por una cabeza- Carlos Gardel
Gal - Fruta gogoia

Arte Polêmica



Na 150° edição do programa radiogônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 18 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM informamos sobre a arte polêmica de Ottmar Hörl na Alemanha. A estátua dourada de plástico faz a saudação nazista, gesto proibido no país. A promotoria iniciou inquérito para apurar se a obra fere as leis alemãs. O autor da peça, o alemão Ottmar Hörl, de 59 anos, afirma que ela tem um caráter de crítica ao autoritarismo e se mostrou surpreso com as acusações.
Fonte:http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,gnomo-com-saudacao-nazista-gera-polemica-na-alemanha,404267,0.htm

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Uma esperança


Na 150° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 18 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM realizamos a leitura da crônica: Uma esperança de Clarice Lispector.

Aqui em casa pousou uma esperança. Não a clássica, que tantas vezes verifica-se ser ilusória, embora mesmo assim nos sustente sempre. Mas a outra, bem concreta e verde: o inseto.Houve um grito abafado de um de meus filhos:- Uma esperança! e na parede, bem em cima de sua cadeira ! Emoção dele também que unia em uma só as duas esperanças, já tem idade para isso. Antes surpresa minha: esperança é coisa secreta e costuma pousar diretamente em mim, sem ninguém saber, e não acima de minha cabeça numa parede. Pequeno rebuliço: mas era indubitável, lá estava ela, e mais magra e verde não poderia ser.- Ela quase não tem corpo, queixei-me.- Ela só tem alma, explicou meu filho e, como filhos são uma surpresa para nós, descobri com surpresa que ele falava das duas esperanças.Ela caminhava devagar sobre os fiapos das longas pernas, por entre os quadros da parede. Três vezes tentou renitente uma saída entre dois quadros, três vezes teve que retroceder caminho. Custava a aprender.- Ela é burrinha, comentou o menino.- Sei disso, respondi um pouco trágica.- Está agora procurando outro caminho, olhe, coitada, como ela hesita.- Sei, é assim mesmo.- Parece que esperança não tem olhos, mamãe, é guiada pelas antenas.- Sei, continuei mais infeliz ainda.Ali ficamos, não sei quanto tempo olhando. Vigiando-a como se vigiava na Grécia ou em Roma o começo de fogo do lar para que não se apagasse.- Ela se esqueceu de que pode voar, mamãe, e pensa que só pode andar devagar assim.Andava mesmo devagar - estaria por acaso ferida? Ah não, senão de um modo ou de outro escorreria sangue, tem sido sempre assim comigo.Foi então que farejando o mundo que é comível, saiu de trás de um quadro uma aranha. Não uma aranha, mas me parecia "a" aranha. Andando pela sua teia invisível, parecia transladar-se maciamente no ar. Ela queria a esperança. Mas nós também queríamos e, oh! Deus, queríamos menos que comê-la. Meu filho foi buscar a vassoura. Eu disse fracamente, confusa, sem saber se chegara infelizmente a hora certa de perder a esperança:- É que não se mata aranha, me disseram que traz sorte...- Mas ela vai esmigalhar a esperança! respondeu o menino com ferocidade.- Preciso falar com a empregada para limpar atrás dos quadros - falei sentindo a frase deslocada e ouvindo o certo cansaço que havia na minha voz. Depois devaneei um pouco de como eu seria sucinta e misteriosa com a empregada: eu lhe diria apenas: você faz o favor de facilitar o caminho da esperança.O menino, morta a aranha, fez um trocadilho, com o inseto e a nossa esperança. Meu outro filho, que estava vendo televisão, ouviu e riu de prazer. Não havia dúvida: a esperança pousara em casa, alma e corpo.Mas como é bonito o inseto: mais pousa que vive, é um esqueletinho verde, e tem uma forma tão delicada que isso explica por que eu, que gosto de pegar nas coisas, nunca tentei pegá-la.Uma vez, aliás, agora é que me lembro, uma esperança bem menor que esta, pousara no meu braço. Não senti nada, de tão leve que era, foi só visualmente que tomei consciência de sua presença. Encabulei com a delicadeza. Eu não mexia o braço e pensei: "e essa agora? que devo fazer?" Em verdade nada fiz. Fiquei extremamente quieta como se uma flor tivesse nascido em mim. Depois não me lembro mais o que aconteceu. E, acho que não aconteceu nada.




Crédito da imagem: Antonio Lopes

Alice no país da natureza de Jorge Fernando Santos

O amigo Marcos Vinicius Almeida enviou para o endereço eletrônico do ALACAZUM (alacazum@hotmail.com ) a seguinte informação:


Release:


O escritor mineiro Jorge Fernando dos Santos está com novo livro na praça. Autor de várias obras - entre elas o romance "Palmeira Seca", Prêmio Guimarães Rosa e adaptado para teatro e minissérie de TV - ele agora publica "Alice no país da natureza", seu quarto volume pela Paulus editora. Os outros são "No Clarão das Águas", "A Medalha Cigana" e "ABC da MPB" - selo altamente recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.


Em sua nova novela infanto-juvenil, Alice faz o dever de casa de Geografia, enquanto assiste à TV e bate papo com os amigos pela Internet. De repente, uma onça pintada pula a janela e invade seu quarto. Mas não há motivo para ter medo. Apesar da fama de carnívora, a boa felina não está à caça de comida. Ela busca ajuda para salvar a Amazônia da ação de madeireiros, carvoeiros e caçadores que ameaçam a vida selvagem, a segurança dos índios e o equilíbrio ecológico do planeta.


A menina aceita o desafio e atravessa o portal de "pirlimpimpim" guiada pela nova amiga, que se chama Pinima e é muito falante. Alice no país da natureza é narrado em tom poético e bem-humorado, buscando diálogo com a cultura indígena e com autores clássicos como Lewis Carroll e Monteiro Lobato.

Boletim nº 177 - 12 a 18/10/2009‏

Mais livro, Mais leitura II


A expectativa é que, até o final de 2009, a maioria dos estados e municípios tenha aderido ao projeto e, com isso, esteja desenvolvendo os seus planos. Durante o Fórum, o ministro da Cultura, Juca ferreira, afirmou que é preciso que as pessoas sejam treinadas para a leitura e que esta prática seja intensa, prazerosa, sendo três os grandes agentes para que isso venha a ocorrer: a família, as escolas e as bibliotecas. O site do minC registra também que o secretário executivo do PNLL, José Castilho, enalteceu a união do governo e da sociedade civil para a criação dos planos. Veja a matéria sobre o evento veiculada no Jornal Futura, da TV Futura.

Prêmio Nobel de Literatura 2009

Surpresa com sua premiação, tudo o que Herta Müller (confira a seção Favoritos desta edição) conseguiu responder foi "estou feliz e nem consigo acreditar". A escritora, que cresceu numa pequena comunidade alemã na Romênia e é pouco conhecida fora da Europa, já foi perseguida por sua crítica a regimes ditatoriais e utiliza suas obras como ferramenta de transformação social. Nas palavras da academia sueca que lhe concedeu o prêmio, Müller,"com a concentração da poesia e a franqueza da prosa, desenha as paisagens dos desamparados".


Fonte: Boletim nº 177 - 12 a 18/10/2009‏

Favoritos


Herta Müller

Biografia (em inglês)

Entrevistas e resenhas

Obras


Trechos de Atemschaukel (em inglês - Everything I Own I Carry With Me)


Trechos de Herztier (em inglês - The land of green plums)


Trechos de Reisende auf einem Bein (em inglês - Traveling on One Leg)


Niederungen (em inglês)


Multimídia


Entrevista para o SWR Fernsehen (em alemão)


Entrevista para a Radio Romania International


Entrevista para a televisão italiana


Declaração de após o anúncio do Nobel (em alemão)

Fonte: Boletim nº 177 - 12 a 18/10/2009‏

sábado, 17 de outubro de 2009

Na 149° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER - PONTO DE LEITURA NO BRASIL


Na 149° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 11 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM ofertamos a leitura do poema: Oferta - aos novos que poetizam de Cora Coralina.

Poeta, poetisa teu caminho.
Pega, segura com os dedos
da velha musa
o que resta da poesia
na transição da hora que passa.
Cuida bem da inspiração
que se despede por inútil.
Cuidado com o adjetivo:
traiçoeiro, corriqueiro,
se insinua lidibidinoso,
nu, esfarrapado, sem pudor.
Olha a rima indigente, forçada,
forçando tropeçante.
O verso desvalido, maltrapilho.
A palavra truncada.
O palavrão da moda. O jargão.
A frase feita.
O advérbio desgastado.
pedindo esquecimento
e posterior recuperação.
Atenção, muita atenção!
Sem ser chamada - a palavra vulgar,
esmolambada, sabereta
vem, e vem para ficar.
A palavra pobre...
(Coitadinha da palavra pobre!)
Também tem o seu direito
de figurar no verso.
Tudo isso, mais um
conteúdo miúdo que seja
e serás Poeta.
Cora Coralina

Ser Poeta



Na 149° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 11 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM ofertamos a leitura do poema: Ser Poeta de Florbela Espanca


Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens!
Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!
É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!
E é amar-te, assim perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!

Florbela d'Alma da Conceição Espanca tem hoje seus versos admirados em todos os cantos do mundo, diferentemente do que aconteceu quando ainda viva, época em que foi praticamente ignorada pelos apreciadores da poesia e pelos críticos de então. Os dois livros que publicou, por sua conta, em vida, foram "O Livro das Mágoas" (1919) e "Livro de "Sóror Saudade" (1923). Às vésperas da publicação de seu livro "Charneca em Flor", em dezembro de 1930, Florbela pôs fim à sua vida. Tal ato de desespero fez com que o público se interessasse pelo livro e passasse a conhecer melhor a sua obra. Dizem os críticos que a polêmica e o encantamento de seus versos é devida à carga romântica e juvenil de seus poemas, que têm como interlocutor principal o universo masculino.


Texto extraído do livro "Sonetos", Bertrand Brasil - Rio de Janeiro, 2002, pág. 118.

Fonte:http://www.releituras.com/fespanca_serpoeta.asp


sexta-feira, 16 de outubro de 2009

DIAS 17 e 18 de outubro de 2009: Espetáculo teatral AMÊSA no Centro Cultural na cidade de Valença Bahia. EU VOU!

Nos dias 17 e 18 de outubro de 2009, às 20 horas, a cidade de Valença receberá o belíssimo espetáculo teatral: AMÊSA. O ALACAZUM IRÁ NO DIA 17 !


Dramaturgia angolana dirigida por Suelma Costa, “Amêsa” tem interpretação de Heloisa Jorge, atriz angolana radicada há 15 anos no Brasil. O espetáculo participou em março deste ano do Festival Internacional de Teatro de Curitiba; realizou em julho nove apresentações em Angola-Luanda, a convite do autor; e venceu os prêmios de Melhor Atriz, Melhor Texto e Melhor Iluminação no Festival Ipitanga de Teatro 2009.



“Amêsa”, ou a canção do desespero, é um texto de José Mena Abrantes, escritor angolano que viveu alguns anos da guerra pela independência de Angola e toda a guerra civil que se estabeleceu após. Por isso, é impossível pensar esse texto distinto da história de Angola, ou mesmo separá-lo da história do próprio autor.



No espetáculo, a personagem Amêsa conta sua história. Sua narrativa parte, entretanto, não dos fatos, mas das marcas que ficaram em seu corpo e em sua alma. Simbolicamente, Amêsa revela as marcas e lembranças de uma Angola que ainda grita e sente, na pele de seus filhos, a dor da guerra. A personagem embarca em um rio de lembranças e numa intensa busca pela sua própria identidade. Ao longo dessa procura, ela vai se deparando com as cicatrizes que ficaram tatuadas em sua pele, e também com a sua força, suas fraquezas e fantasias. Amêsa rasga suas próprias máscaras e se encara na sua condição humana e limitada.


A proposta de montar o espetáculo neste formato surgiu do diálogo existente entre o próprio texto, a história da atriz, que também é de Angola, e o desejo da diretora de partir do sensorial para o racional, o que numa linguagem teatral significaria: do dionisíaco para o apolíneo. O espetáculo traz na sonoplastia o cantor e compositor angolano Wiza.

Ficha técnica Direção e cenário: Suelma Costa
Interpretação: Heloisa Jorge
Texto: José Mena Abrantes
Concepção de Luz: Everton Machado
Preparador corporal, design gráfico e fotografia: Aldren Lincoln
Trilha Sonora: Wiza e Elisa Bunga
Figurino: Suelma Costa e Heloisa Jorge
Atabaque: Everton Machado
Maquiagem: Heloisa Jorge



Exposição fotográfica: COMER COM OS OLHOS

Esta mensagem eletrônica recebo de Fernanda Melonio

Gastronomia e fotografia juntas em exposição na Univates Lajeado


Fotografia e culinária se fundem em uma sugestiva exposição que une o melhor da gastronomia contemporânea com o olhar da fotógrafa carioca Fernanda Melonio. “Comendo com os olhos” é o nome de uma mostra que começa no dia 24 de outubro, na Univates Lajeado, e pretende mostrar como uma mediação visual pode despertar e mesmo aguçar outros sentidos, como o gustativo, por vezes de modo mais intenso do que o próprio prato, acentuando as sensações e fazendo com que seu observador tenha reações fisiológicas como salivar ao imaginar o sabor daquele determinado alimento, se esforçando para lembrar que pode olhar, mas não tocar, por mais tentadoras que sejam as fotografias...
Exposição Fotográfica "Comendo com os Olhos"
Artista: Fernanda Melonio
Período: De 24 de outubro a 16 de novembro
Local: Centro Universitário Univates (Rua Avelino Talini, 171 - Bairro Universitário - Lajeado - RS) - Espaços Arte 7 e 8
Horário: Segunda a sexta-feira das 8h às 22h30min e aos sábados das 8h às 12h.
Contato: (51) 3714 7000, ramais 5326 e 5362 ou nucleodecultura@univates.br


Desafio Musical: Márcio Greyck



Na 149° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 11 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM oferecemos como desafio para a identificação da voz do cantor a música: Impossível acreditar que perdi você na interpretação do cantor Márcio Greyck ele que nasceu na cidade de Belo Horizonte no dia 30 de agosto de 1947.

Começou em 1967 quando lançou o seu primeiro disco com canções dos Beatles incluindo sua primeira composição Venha sorrindo.


O sucesso nacional chegou mesmo na década de 1970 com a canção Impossível acreditar que perdi você; parceria com seu irmão Cobel e cujo disco vendeu mais de 500 mil cópias, sendo considerado na época como um fenômeno de vendas e que ficou nas paradas durante seis meses consecutivos, tendo sido regravada também por mais de 60 artistas de diferentes estilos de interpretação, entre eles Fábio Júnior, Rita Ribeiro, Verônica Sabino, Wilson Simonal, Rosana, Toni Platão entre outros.


Seguindo ainda com sucessos como O Infinito, O mais importante é o verdadeiro amor,Aparências, O Travesseiro, Reencontro entre outras.


Lançou um disco em espanhol para toda a América Latina e foi reconhecido também em terras portuguesas.

Fonte: Wikipédia

Oração a Nossa Senhora Aparecida: Padroeira do Brasil


Na 149° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 11 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM declamamos a oração à padroeira do Brasil: Nossa Senhora Aparecida.
Querida Mãe!
Vós, que nos amais e nos guiais todos os dias;
Vós, que sois a mais bela das Mães,
a quem eu amo com todo o coração!
Eu Vos peço, mais uma vez
que me ajudeis a alcançar esta graça,
por mais dura que ela seja!




(Pede-se a Graça).



Sei que Vós me ajudareis
e me acompanhareis sempre,
até a hora de minha morte.
Amém!



Reza-se, em seguida, um Pai Nosso e uma Ave-Maria.

Faz-se esta oração por 3 dias seguidos,
e então se alcançará a graçaso licitada,
por mais difícil que ela seja.
Após alcançar esta graça, deve-se mandar imprimir e/ou enviar essa oração para 1000 pessoas.



Viva Nossa Senhora Aparecida!
Fonte: Wikipédia

12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida- Padroeira do Brasil

Na 149° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 11 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM informamos sobre a festa de Nossa Senhora Aparecida- Padroeira do Brasil.

Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida é um título católico dedicado a Maria mãe de Jesus de Nazaré. O seu santuário localiza-se na cidade de Aparecida, estado de São Paulo. Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida (anterior a 1743) e no Arquivo Romano da Companhia de Jesus, em Roma. A história foi primeiramente registrada pelo Padre José Alves Vilela em 1743 e pelo Padre João de Morais e Aguiar em 1757, registro que se encontra no Primeiro Livro de Tombo da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá.



Fonte: Wikipédia

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Jack é um cão ou um homem?

Na 149° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 11 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM ofertamos a leitura do conto: Jack é um cão ou um homem? do jovem Carlos Gomes que vive me Recife Pe.

Jack acorda vagarosamente, como se sentisse que o dia não teria muita graça, nada que não fosse novidade na vida de Jack, mas o que fazer? Se perguntava Jack, ele sempre pensava coisas desse tipo.

O sol brilha mais intensamente pela noite do que pela manhã, Jack sempre achou isso estranho, mas nunca indagou aos astros o porquê desse avesso. As primeiras horas do dia são sempre confusas e tristes, são sempre alegres e infelizes, são sempre felizes e nada que ninguém nunca tenha sentido ao acordar, ao ter que enfrentar uma nova estrada.

Para que acordar? Se perguntava Jack, ele sempre pensava coisas desse tipo.

Jack é um cão ou um homem?

“Eu nunca vi cara de cão ou cara de homem.”

Jack não viu muitas coisas em sua curta vida, ele ainda é uma criança, vive debaixo de uma grande árvore, a “árvore dos frutos estranhos”, é assim que Jack a batizou. O único contato que Jack costuma ter é com um velho que sempre passa junto à sua casa. Um velho em cima de um outro animal. Jack não sabe bem como chamá-los, ele usa duas expressões: “velho do galope” e “animal das expressões”. O velho do galope fala coisas estranhas e confusas para Jack, mas o animal das expressões não... O animal das expressões é um artista, com o seu olhar diz coisas que Jack nunca sequer imaginou pensar... Mas por que o velho galopa sobre o animal das expressões? Se perguntava Jack, ele sempre pensava coisas desse tipo.

Jack é um homem.

O maior problema de Jack é a solidão... Às vezes, ele sobe na árvore dos frutos estranhos e tenta enxergar o mais longe possível, ele sonha sempre que uma estrada virá buscá-lo, não foram poucas às vezes em que ele acordou no meio do sol, sempre assustado e alegre. Poderá isso acontecer? Se perguntava Jack, ele sempre pensava coisas desse tipo.

Não faltava comida para Jack, a árvore dos frutos estranhos era generosa e dava todos os tipos de fruto, mas Jack gostava de carne, gostava da dureza da carne, ele já pensou em devorar o velho do galope, mas desistiu por respeito ao animal das expressões. Jack gosta de correr com a cara perto do chão.

“Eu quero farejar a felicidade.”

Jack é um cão.



Carlos Gomes -Recife PE

Círio de Nazaré


Na 149° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 11 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio CLube de Valença 650 KHZ AM contamos com a participação da ouvinte-leitora Gracinha Ferreira esposa do senhor Deodoro Villena (Belém do Pará) que nos informou sobre a procissão do Círio de Nazaré.

O Círio de Nazaré , em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, é a maior manifestação religiosa do Brasil e uma das mais tradicionais também,sendo celebrada desde 1793, na cidade de Belém do Pará. É celebrada anualmente no 2°domingo de outubro.

O Termo "Círio" tem origem na palavra latina "Cereus", que significa vela grande.

Em 1882, o bispo Dom Macedo Costa, em acordo com o Presidente da Província, Dr. Justino Carneiro, instituiu que a partida do Círio seria da Catedral da Sé, em Belém.
Alguns estudiosos estão considerando o Círio de Nazaré em Belém do Pará, como sendo a maior manifestação religiosa do Planeta. Consegue congregar dois melhões de pessoas em uma só manhã.

Fonte: Wikipédia

O que escutamos na 149° edição do ALACAZUM

Na 149° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 11 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM escutamos as seguintes músicas:


BG- Vozes da Primavera de Vivaldi
O teatro mágico- Chopin
Mozart
Silvio Rodriguez tu alama y la mia
É impossível pensar que perdi você com Márcio Greyck
Burguesinha Seu Jorge
Astor Piazzola balada para un loco
Behind the nut love- John 5

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Quadro: A hora da POESIA

Na 149° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 11 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM ofertamos a leitura do poema: "Namoro a cavalo" de Alvares de Azevedo



Eu moro em Catumbi.
Mas a desgraça
Que rege minha vida malfadada
Pôs lá no fim da rua do Catete
A minha Dulcinéia namorada.
Alugo ( três mil reis) por uma tarde
Um cavalo de trote ( que esparrela!)
Só para erguer meus olhos suspirando
À minha namorada na janela...
Todo o meu ordenado vai-se em flores
E em lindas folhas de papel bordado
Onde eu escrevo trêmulo, amoroso,
Algum verso bonito...mas furtado.
Morro pela menina, junto dela
Nem ouso suspirar de acanhamento...
Se ela quisesse eu acabava a história
Como toda Comédia – em casamento...
Ontem tinha chovido...
Que desgraça!
Eu ia a trote inglês ardendo em chama
Mas lá vai senão quando uma carroça
Minhas roupas tafuis encheu de lama.
Eu não desanimei.
Se Dom Quixote
No Rocinante erguendo a larga espada
Nunca voltou de medo, eu, mais valente,
Fui mesmo sujo ver a namorada...
Mas eis que no passar pelo sobrado,
Onde habita nas lojas minha bela,
Por ver-me todo lodoso ela irritada
Bateu-me sobre as ventas a janela...
O cavalo ignorante de namoros
Entre os dentes tomou a bofetada,
Arrepia-se, pula, e dá-me um tombo
Com as pernas para o ar, sobre a calçada...
Dei ao diabo os namoros.
Escovando
Meu chapéu que sofrera no pagode,
Dei de pernas corrido e cabisbaixo
E berrando de raiva como um bode.
Circunstância agravante.
A calça inglesa
Rasgou-se no cair de meio a meio,
O sangue pelas ventas me corria
Em paga do amoroso devaneio!...
Álvares de Azevedo
Fonte da imagem: imagens.google
Fonte do poema: Luso poemas

Dicas de leitura


Na 149° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 11 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM informamos sobre dicas de leitura de quem já leu privilegiando alguns ilustres personagens da vida cultural e esportiva do Brasil a exemplo da cantora Pitty que sugeriu o livro: CARTAS A UM JOVEM POETA" de Rainer e o piloto de formula 1 Felipe Massa que sugeriu o livro: " O CAÇADOR DE PIPAS" de Khaled Hosseini.