terça-feira, 5 de maio de 2009

Origem da palavra:Trabalho

A palavra "trabalho" tem sua origem no vocábulo latino"TRIPALIU"- denominação de um instrumento de tortura formado por três(tri) paus(paliu). Desse modo, originalmente, "trabalhar" significa ser torturado no tripaliu.

Quem eram os torturados? Os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos. Assim, quem "travbalhava", naquele tempo, eram as pessoas destituidas de posses.

A partir daí, essa ideia de trabalhar como ser torturado passou a dar entendimento não só ao fato de tortura em si, mas também, por extensão, às atividades físicas produtivas realizadas pelos trabalhadores em geral: camponeses, artesãos, agricultores, pedreiros e etc. Tal sentido foi de uso comum na Antiguidade e, com esse significado atravessou quase toda a Idade Média.

Só no século XIV começou a ter o sentido genérico que hoje lhe atribuímos, qual seja, o de "aplicação das forças e faculdades (talentos, habilidades) humanas para alcançar um determinado fim".

Com a especialização das atividades humanas, impostas pela evolução cultural (especialmente a Revolução Industrial) da humanidade, a palavra trabalho tem hoje uma série de diferentes significados, de tal modo que o verbete, no Dicionário do Aurélio, lhe dedica vinte acepções básicas e diversas expressões idiomáticas.



Pesquisa de Augusto Nivaldo Trinos. In Revista"Educação e Realidades"

Nenhum comentário: